Gestão de processos: o que é e como fazer?

25 outubro, 2017 | decisao | Nenhum comentário

Tempo de crise é também tempo de oportunidade! De se destacar fazendo algo diferente! O atual cenário econômico faz com que as empresas busquem formas de aproveitar ao máximo o tempo disponível, a mão de obra, os equipamentos e as tecnologias.

A gestão de processos é uma forma eficiente de otimizar esses recursos possibilitando um aumento significativo de produtividade. Mas afinal, o que é gestão de processos? Quais são os benefícios? Acompanhe este post e descubra a resposta a essas perguntas.

O que é gestão de processos?

Trata-se da integração de todas as funções realizadas na empresa, aliando tecnologia e gestão de negócios, com o objetivo de otimizar os resultados da organização. Este conceito contraria a tradicional gestão realizada por departamentalização. Hoje em dia, dificilmente um setor trabalha de forma isolada. Os setores são interdependentes, ou seja, realizam tarefas e recursos que dependem de outros departamentos.

Quais os seus benefícios?

Ao realizar a integração da sua equipe, sistemas e processos, você poderá convergir todos os esforços ao objetivo final da empresa. Além disso, a gestão de processos garante os seguintes benefícios:

  • Amplia o foco no trabalho;
  • Torna a estratégia organizacional mais consistente;
  • Confere simplicidade e agilidade às atividades;
  • Facilita a gestão através de indicadores de desempenho;
  • Auxilia a implementação de abordagens inovadoras.

gestaodeprocessos2

Com realizar a implantação?

Para gerir com eficiência qualquer processo é preciso, antes de tudo, conhecer os detalhes da operação. Sendo assim, o primeiro passo para realizar a implantação de processos é realizar elaboração do Mapa Geral de Processos. Este mapeamento permite a definição de padrões, tornando claro o potencial de integração e de automação.

O passo seguinte diz respeito à definição de indicadores de desempenho. Afinal, o objetivo principal da gestão de processos e a otimização da empresa e isso não será possível sem um monitoramento contínuo através desses indicadores.

Como realizar a integração entre as áreas?

Não existe nada mais harmonioso que o corpo humano. Cada membro do corpo tem a sua função, no entanto todos estão interligados e são todos coordenados pelo cérebro. A Gestão de processos deve obedecer a essa mesma dinâmica, ou seja, os setores embora tenham o seu papel, em particular, devem saber que estão interligados uns aos outros.

Integrar tempo, custos, recursos e outras áreas de conhecimento dentro de um projeto não é algo simples. O sucesso desta integração depende do apoio de toda a equipe. Sendo a comunicação e a sincronização fatores estratégicos neste processo.

oferta