Saiba como reduzir despesas na sua empresa em tempos de crise

24 agosto, 2017 | decisao | Nenhum comentário

A situação econômica vivida tem afetado empresas em todo país. Somente em 2015, mais de 1700 empresas pediram falência no Brasil. Dados do Serasa Experian mostram que, em 2016 este número subiu cerca de 20%. Segundo especialistas, devido à crise política vivenciada no país, o equilíbrio da economia ainda está longe de ser alcançado.

Para superar essas barreiras e se manter no mercado, empresários em todo país buscam formas eficientes de ampliar o lucro e cortar despesas. Neste post, vamos dar dicas importantes sobre como fazer isso, sem prejudicar a qualidade e a produtividade.

Metas de redução

Quando as contas não fecham no fim do mês, a tendência de alguns empresários e sair cortando gastos de uma maneira indiscriminada. Isso pode ser extremamente prejudicial para empresa, pois pode interferir na qualidade dos serviços e produtos ofertados.

A redução de custos precisa ser realizada sem que clientes e colaboradores sejam prejudicados. A partir de um estudo de custos, desenvolva um planejamento estratégico que inclua, tanto aumento de vendas, quanto a diminuição de gastos. Desta forma, você definirá os caminhos para equilibrar a receita e a despesa.

 

Envolva a equipe

Dentro de uma análise sistematizada, você deve avaliar produtos e ações que têm menos participação no lucro. Os colaboradores devem participar do processo de redução de custos como “protagonistas da ação”, ou seja, a equipe precisa fazer parte dessa causa. Realize campanhas com premiações de metas de redução. Essa estratégia pode ser utilizada na redução de gastos referentes à energia, água, gás e manutenção de equipamentos.

reduzir despesas

Jornada de trabalho

Os gastos com pessoal realmente pesam no orçamento, sendo necessário desenvolver estratégias eficazes para otimizar a mão de obra da sua empresa. O ideal é aproveitar, ao máximo, o horário de trabalho dos funcionários, desta forma, você evitará gastos com horas extras, diminuirá gastos com energia elétrica e contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Uma boa dica é pedir a eles que evitem abusos relativos às pausas para cigarro, café e a utilização de redes sociais, durante o horário de trabalho.

 

Cesta de Benefícios

Nem todos os benefícios são realmente considerados uma vantagem para os colaboradores. Converse com seus funcionários e saiba exatamente o que é considerado um valor para eles. Colaboradores mais jovens, por exemplo, dão mais importância a bolsas de estudo, já funcionários mais velhos preferem plano de saúde completo e previdência privada. Nessa negociação, a empresa pode realizar uma economia significativa, além de dar ao colaborador aquilo que ele realmente precisa.

 

Desenvolva melhoria de processos

Dentro de uma organização, a melhoria de processos é responsável por garantir que a equipe trabalhe de forma organizada, produtiva e com qualidade. A ideia é manter os padrões da marca e ainda assim reduzir custos e o tempo de produção, evitando o retrabalho e o desperdício. Empresas, de qualquer porte, podem se beneficiar com a produção de procedimento escrito, capaz de descrever com eficiência, os processos mais importantes da empresa.

 

Fornecedores

Ter um excelente relacionamento com seus fornecedores também pode garantir uma redução de custos significativa para empresa. Desta forma, você poderá negociar grandes quantidades de produtos, com descontos que, realmente, façam a diferença no orçamento. Ao mesmo tempo, evite fidelizar-se cegamente a um fornecedor, pelo contrário, mantenha a concorrência entre eles.

oferta